Podemos aproveitar os temas estudados para realizar algumas atividades de sensibilização sonora. Primeiro, reúna os alunos em um grande círculo, converse com eles sobre os temas e a forma de realizar as atividades. Depois faça um feedback sobre o que foi trabalhado:


1. Geografia

o  Memória auditiva
  • Listar todas as músicas em que aparecem as palavras: floresta, chuva, rio, lago, charco, cachoeira;
  • Imitar sons típicos de uma floresta;
  • Imitar sons de chuva;
  • Observar a diferença entre o som das águas de um rio e de um lago;
  • Perceber sonoramente a diferença entre: areia, água, terra, madeira, folha, lama, grama etc.
o  Teatro do Som

Cena 1
Divida a turma em quatro grupos, que deverão dramatizar sonoramente algum desses ambientes:
  • floresta
  • rio
  • lago
  • pasto
Cena 2
Mantendo-se em grupos, os alunos deverão representar sonoramente algum dos elementos da natureza como terra, água, ar e fogo.

Cena 3
Criar uma história, com os quatro grupos da cena 2, em que os quatro elementos da natureza - terra, água, ar e fogo - se relacionem. Por exemplo: uma história de queimadas.

o  Trabalhando com o vídeo

Redação sonora
Assista ao vídeo Geografia com a turma.
Encomende uma redação sobre as diferenças de clima na região (chuva, seca etc.) incluindo muitos sons.


2. Águas do Pantanal

o  Memória auditiva

Aproveitar a abundância de sons que podem ser feitos com a água, relacionando com as épocas de cheia e de seca no Pantanal.
  • Sons da época da cheia:
    Enchente
    Som do pico da enchente na região
    Sons de chuvas


  • Sons da época da seca:
    Folhas e peixes em pouca água
o  Trabalhando com o vídeo

Dublagem
Depois de assistir ao vídeo Águas do Pantanal com a turma, assista-o novamente sem som e proponha que os alunos façam os vários sons de natureza, nas cenas.

Qual é a música?
Lembrar e cantar com a turma músicas que falam de água.

No CD
- Escutar a música do Tom Jobim "Água de beber".
- Chamar a atenção para as palavras e fonemas que Tom Jobim canta no começo desta canção:
   "Tui badundá..."; tentar imitar e cantar junto.


3. Reserva da Biosfera

o  Passeio sonoro

Dê um pequeno passeio com a turma, em absoluto silêncio, pela escola e, na volta à sala de aula, sempre em círculo, peça que falem sobre os sons que ouviram, classificando-os em sons feitos...
  • pela natureza
  • pelo homem
  • pela máquina
o  Teatro do Som

Improvisar com o grupo uma cena que relacione estas três paisagens sonoras:
  • Sons do desmatamento
  • Som dos bichos na floresta
  • Som das nascentes
o  Pesquisa
Listar músicas que falem sobre preservação e conservação ambiental.


4. A flora pantaneira

o  Memória auditiva

Reproduzir o som das árvores perdendo suas folhas, delas caindo e dos passos de um homem sobre o chão cheio de folhas secas.

o  Teatro do Som

Cena 1
Nascimento de uma semente
Separar dois grupos. Um deles vai para o centro da roda e faz a representação corporal do nascimento da semente, enquanto o outro - na roda - faz o som. Depois, inverter a função de cada grupo.

Cena 2
Nascimento de uma flor
Mantendo-se em grupos, os alunos devem seguir a mesma dinâmica da cena anterior, mas fazendo desta vez a representação corporal do nascimento da flor.

o  Trabalhando com o vídeo

Redação sonora
Após assistir ao vídeo Reserva da biosfera com a turma, encomende uma redação sobre:
  • Os sons de um campo aberto
  • Sons do cerrado, cerradões, matas
  • Sons da vegetação dentro d'água. Um mergulho num lugar com e sem vegetação aquática

5. A fauna pantaneira

o  Memória auditiva

Listar e imitar, com a turma, os sons dos animais.
Fazer uma composição musical com o som de todos os insetos conhecidos.
Por que será que o violino sempre imita o som de um mosquito? Quem sabe fazer também?

o  Teatro do Som (dramatização com sons e gestos)

Cena 1
Criar com o grupo uma dramatização sobre a vida das aves.

Cena 2
Criar com o grupo uma dramatização sobre o gado bovino (som dos animais, ordenha, pasto, som dos rebanhos sendo conduzidos).

Cena 3
Criar histórias (apenas levando em conta o som e o movimento corporal) tendo como personagens os animais noturnos: coruja, morcego, bacurau e outros.

Recursos
Além de reproduzir os sons com a própria voz e palmas, os alunos podem usar sucata, apitos ou outros instrumentos.

o  Trabalhando com o vídeo

Dublagem
Depois de assistir ao vídeo A fauna pantaneira com a turma, veja-o novamente sem som e proponha que os alunos façam os vários sons dos bichos.

Qual é a música?
Brincar de Qual é a música? só com nomes de bichos do Brasil.


6. A pesca do Pantanal

o  Memória auditiva

Lembrar e procurar reproduzir sons de:
  • rio
  • peixe
  • vara
  • anzol batendo na água
o  Teatro do Som 1

Separar dois grupos para criar ambientes sonoros:

Grupo 1
Amigos pescando

Grupo 2
Mercado de peixe

Cada grupo se apresenta separadamente.

o  Teatro do Som 2

Contar histórias de pescador só com sons e gestos.

Qual é a música?
Brincar de Qual é a música? só com temas de barcos, pesca e pescadores.

No CD
Ouça com a turma a música "Pesca Brasil" no CD Músicas e atividades musicais, e proponha uma redação sobre a importância da pesca na região do Pantanal.


7. Ecoturismo

o  Memória auditiva

Proponha que cada aluno vá ao centro da roda e reproduza sons e cenas de turista chegando, carro de som, ônibus de turismo, máquinas fotográficas, pássaros/bichos presos em gaiolas, aviões, navios com turistas, voadeira ou barco a motor.

o  Teatro do Som

Divida a turma em dois grupos e proponha que um deles represente turistas que não respeitam a natureza nem as pessoas, e o outro represente turistas preocupados em preservar a região.

No fim da apresentação dos dois grupos, faça uma avaliação com toda a turma.

o  Trabalhando com o vídeo

Redação sonora
Separe a turma em grupos e encomende uma redação sonora (explorando muito os sons) sobre como são, o que pensam e como falam os turistas que chegam na região.

Depois, fazer a leitura das redações com cada grupo imitando os sons que foram nelas utilizados.


8. O Pantanal e sua história

o  Memória auditiva

Lembrar (ou imaginar) e reproduzir sons de índios, negros escravos, brancos europeus línguas diferentes e/ou sotaques, exploração de minas de ouro, fazenda, cidade, guerra, diferentes apitos de navios, barcos se aproximando, tratores, veículos leves, aviões grandes/pequenos.

o  Teatro do Som

Cena 1
Sons do dia-a-dia de um boiadeiro.
Não esquecer:
- som do berrante
- músicas regionais ligadas ao tema

Cena 2
Histórias fantásticas e visões sobrenaturais sobre "rastros"
Não esquecer também de usar músicas ou sons que dêem o clima da história transmitindo sensações como medo, suspense, vitória, expectativa etc.

o  Pesquisa

Pesquisar sons indígenas
Pesquisar músicas indígenas
Pesquisar histórias de antepassados indígenas

o  Trabalhando com o vídeo

Depois de assistir ao vídeo O Pantanal e sua história com a turma, assista-o novamente sem som e proponha que os alunos façam os vários sons das gravuras históricas que aparecem ali.


9. A cultura pantaneira

o  Memória auditiva

Como são os sotaques de cada região do Brasil? Cada grupo monta uma pequena cena e imita um.

Existem sotaques diferentes na sua região?

Nesta segunda proposta, caso algum grupo conheça variações no sotaque da região, deve fazer como na atividade anterior e apresentar uma pequena dramatização.

o  Exposição sobre uma ou mais festas da região

Pesquisas
Montar com a turma uma exposição sobre festas típicas da região. O grupo deverá realizar as pesquisas e, junto com o professor, produzir a exposição na escola.

Caberá ao professor:
Providenciar para que o evento possa ocorrer.

Caberá aos alunos:
Pesquisar sobre a festa (ex: Festa do Divino): local, época, músicas, hinos, origem, vestimentas, bandeiras, cores usadas...
Dramatizar a festa
Pesquisar sobre os hinos. Quais são os conhecidos? Para que são cantados?

o  Semana da música

Este é um outro evento de sensibilização que pode ser desenvolvido com o grupo.
A semana da música deve ser o encerramento das pesquisas realizadas ao longo do projeto.

Aqui também cabe ao professor orientar os alunos, propor as atividades e avaliar com eles os resultados e também tomar as providências necessárias para que o evento possa acontecer.

As atividades propostas devem servir como base para o desenvolvimento do projeto, lançando mão das características e potencialidades culturais de cada comunidade.

Pesquisa 1 - música de viola
Pesquisar sobre a viola-de-cocho e sobre outros tipos de instrumentos de cordas da região.
Você pode convidar um violeiro para tocar na aula ou propor que os alunos da turma que toquem viola, violão ou outro instrumento façam uma apresentação aos colegas.

Pesquisa 2 - música clássica
Pesquisar o que é música clássica. Qual a diferença entre a música clássica e a popular?
Preparar uma audição com estes dois tipos de música.

Pesquisa 3 - carnaval
Pesquisar com os alunos o que é carnaval.
Como é comemorado o carnaval em cada região do Brasil.
Como é comemorado o carnaval fora do Brasil.
Reunir exemplos de músicas de carnaval.
Reunir exemplos de danças que são executadas no carnaval em cada região.
Pesquisa 4 - danças
Pesquisar sobre as danças da região, a dança de outros povos, as heranças musicais dos índios, negros e portugueses e a dança com poderes mágicos.

Pesquisa 5 - culinária
Pesquisar se existe alguma música regional que dê uma receita culinária.
Pesquisar músicas com receitas de autores consagrados como: Dorival Caymmi, Chico Buarque, Tom Jobim.


10. Economia

o  Teatro do Som

Separar a turma em oito grupos e pedir que cada um dramatize sonoramente as seguintes profissões:
  • fazendeiro (proprietário de fazenda)
  • gerente (administrador de empresa)
  • capataz (administrador de fazenda)
  • peões (polivalentes, atuando em todas as modalidades de trabalho no campo)
  • praieiros (os que trabalham nas sedes e são menos considerados)
  • tratorista
  • cozinheiro
  • roceiros (os que cuidam das roças de subsistência)
Os alunos ainda podem usar sucatas e outros materiais disponíveis na escola para a produção dos sons.

o  Pesquisa para casa

A pesquisa deve ser feita em casa, individualmente ou em grupo. Cada aluno deve apresentar o resultado de seu trabalho por meio de uma composição oral, incluindo os cantos e os pregões. Pesquisar o que é canto de trabalho e pregão.

Oficina
Construir instrumentos utilizando couro.
Construir instrumento com chifre.

Qual é a música?
Brincar de Qual é a música? só com o tema profissões.

No CD
Ouça no CD Músicas e atividades musicais a faixa "Trem de ferro", de Tom Jobim.
Peça para a turma identificar quais instrumentos estão sendo tocados. O que as vozes masculinas estão cantando? E as femininas? Quem faz o solo? Há percussão? O que faz a música dar a idéia de um trem em movimento? Há momentos mais lentos e mais rápidos? Ouve-se algum apito?

Dança
"Representar" a música corporalmente, sentindo o ritmo, andando junto com o trem.

Outras atividades com o tema trem
Imitar sons de um trem.
Qual a diferença sonora entre o som de um trem a vapor (Maria-fumaça) e o de uma locomotiva?
Quais as músicas conhecidas que falam de trem?